quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CONHEÇA A EAPADI

&  CONHEÇA A EAPADI
01. QUEM SOMOS?
Uma Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo - EAPADI, formada em agosto de 1998, atendendo o convite do Arcebispo Metropolitano de Belém/PA, na ocasião,  Dom Vicente Zico a partir das orientações contidas no Plano de Pastoral desta Arquidiocese, tendo como orientador espiritual e assessor eclesiástico, respectivamente, Mons. Marcelino Ferreira e Padre José Maria Ribeiro.

a) Nossos objetivos:
Sensibilizar os cristãos católicos sobre o sentido de pertença à Igreja, a fim de terem atitudes de comunhão e participação; capacitar agentes de pastoral para a evangelização por meio do dízimo no âmbito da Arquidiocese.

02. ONDE ATUAMOS?
Região Episcopal: Sant`Ana,  Santa Maria Goretti, Santa Cruz, São João Batista, Menino Deus e São Vicente de Paulo. E também, quando solicitados, prestamos assessoria as Dioceses de Castanhal, Bragança, Ponta de Pedras, Abaetetuba e as Prelazias de Marajó e Cametá.

03. O QUE FAZEMOS?
Assessoria e orientação quanto às atividades realizadas nas regiões episcopais, formação de agentes de pastoral, reflexões nas Celebrações Eucarísticas e projetos de revitalização e/ou implantação do dízimo nas Paróquias e Comunidades.

a) Assessoria
- Preparação de eventos sobre o dízimo: semana e/ou jornada, assembleia, encontro, seminários, caminhada, celebrações.

b) Orientação
- Formação da equipe do dízimo, subsídios pastorais e outros.

c) Formação

Cursos e Mini-cursos:
- Aprofundamento teológico-pastoral sobre o dízimo;
- O perfil e a organização da equipe de pastoral do dízimo;
- Discípulos e missionários de Cristo;
- Dízimo no contexto atual;
- Liderança cristã e a pastoral do dízimo;
- Partilha, dízimo e oferta.

 Palestras e Oficinas:
- Por que devo ser dizimista;
- A espiritualidade do dízimo;
- A linguagem e a postura do missionário envolvido na pastoral do dízimo;
- Fortalecimento da fé dos missionários encolvidos na pastoral do dízimo;
- Como consultar a Bíblia;
- Dízimo, uma ferramenta de evangelização na Igreja;
- Dízimo e liturgia;
- Dízimo e catequese;
- Dízimo, expressão de comunidade;
- Dízimo, a justa medida;
- Planejamento estratégico da pastoral do dízimo;
- Partilha, expressão de fé e conversão.
Reflexões nas missas
- Sobre dízimo / oferta e outros assuntos relacionados com a missão evangelizadora da Igreja.

Outras formações:
- De acordo com a necessidade das Paróquias e Comunidades.

d) Projetos
- Revitalização e/ou implantação do Dízimo.

04. O QUE OFERECEMOS?

a) Material didático:
- Apostilas, carnês, folders, CD e DVD.

05. COMO DIVULGAMOS NOSSO TRABALHO?
- Programa Evangelizando Através do Dízimo. Aos sábados na Rádio Nazaré Fm 91,3 de 16h às 17h – fone de contato: 4006.9200 ou E-mail: eapadi@yahoo.com.br
Equipe:
Âncoras: Eliezer Martins, Eloy Santiago e Walter Rolim
Equipe de apoio: Santana dos Santos, Simaia Rodrigues e Walcimar Brito      

06. COMO ESTAMOS ORGANIZADOS?


a) Assessor Eclesiástico Arquidiocesano:
Padre Djalma Lopes da Costa - E-mail: pedjalmalopes@yahoo.com.br

b) Secretário Executivo e Coordenador Arquidiocesano:
Eliezer Martins – E-mail: eliezemartins@hotmail.com

c) Coordenadores das Equipes de Trabalho:
- Comunicação e Liturgia: Santana dos Santos
- Formação e Secretaria: Eleonora Esteves
- Promoções e Eventos: Socorro Gonçalves

d) Articuladores das Regiões Episcopais:
Região Sant`Ana: Simaia Rodrigues; Sta Maria Goretti: Santana dos Santos; Sta. Cruz: Lino Pontes;  São João Batista: Antônio Júnior; São Vicente: Francinete Barroso; Menino Deus: Léa Silva.

e) Missionários:
Hoje, formamos uma Equipe com mais de vinte missionários (coordenadores, articuladores, palestrantes e membros das equipes de trabalho).

07. QUANDO NOS ENCONTRAMOS?
Todo o terceiro sábado de cada mês. Horário: de 8h30 às 11h30.  Local: Auditório do Centro de Pastoral da Arquidiocese, 1º andar.

08. QUAL O NOSSO ENDEREÇO?

Secretaria Executiva da EAPADI: Centro de Pastoral da Arquidiocese - Av. Governador José Malcher, 915, Sala 07, 2º Andar – Nazaré – Belém – Pará. Fone: (091) 3212.9411 - E-mail: eapadi@yahoo.com.br - Atendimento de segunda à sexta, no horário comercial.

ORGANOGRAMA DA EAPADI



sábado, 25 de setembro de 2010

IMPONTUALIDADE PODE SER CONSIDERADA FALTA DE CARÁTER
 

Brasil... meu Brasil brasileiro... só quem não atrasa é estrangeiro...

Ary Barroso que perdoe a permissão poética, mas este país lindo e trigueiro tem um defeito grave: ninguém gosta de ser pontual. Nossa latinidade, cantada em verso e prosa, parece que ainda não está pronta para viver na era da globalização.

Atrasa-se em tudo... para começar reuniões, entregar um trabalho, ligar para alguém... Atrasa-se o pagamento, o presente, os parabéns para o melhor amigo e até o casamento. 

Para resolver o problema do atraso, escritórios de consultoria socorrem empresas e pessoas vítimas da falta de tempo. O “remédio” para o problema são aulas de administração do tempo. 

A falta de tempo é usada como justificativa para fazer o outro esperar, e isso é uma grande gafe. Sim, porque em geral, por traz dos atrasos, sempre existe uma ou mais pessoas que, talvez, foram pontuais. E saiba que ao atrasar você rouba do outro o maior valor da vida: o tempo.

Fazer a outra pessoa esperar é uma forma violenta de mostrar poder. Só atrasa quem pode e, nesses casos, espera quem precisa. Ninguém que tenha juízo atrasa, por exemplo, para uma entrevista de emprego.

A dificuldade em ser pontual é resultado - muitas vezes - de pura indisciplina e falta de respeito pelo outro. Por isso, antes de marcar um compromisso, analise se você tem real interesse que ele aconteça, caso contrário, é melhor não aceitar o convite.

Olha a hora, olha a hora!

Atrasos só são justificados em casos muito especiais,  como mortes, mas não vale matar a tia duas vezes;

Vai atrasar? Ligue avisando;

Para não esperar demais, ligue confirmando o compromisso duas horas antes e questione se a pessoa vai precisar de um tempo extra para chegar;

Verifique se entendeu as informações para conseguir chegar ao compromisso: data, hora, local e as coordenadas de como fazer para chegar;

Em alguns países o atraso é considerado falta de caráter, por isso, redobre a atenção se o encontro for com estrangeiros;

Seja assertivo ao marcar um compromisso. Confesse delicadamente que detesta esperar;

Pontualidade é um fator que colabora para a boa imagem. Pessoas pontuais transmitem maior credibilidade.


Por Lícia Egger Moellwald