sexta-feira, 23 de setembro de 2016

ENCONTRO MENSAL - SETEMBRO



No dia 17 de setembro, de 8h30 às 11h30, na sala 11, no Centro de Pastoral, foi realizado o QUINTO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO DA ARQUIDIOCESE.
A acolhida e oração foram feitas pela região São Vicente de Paulo. Em seguida, a coordenadora da EAPADI, Santana dos Santos deu as boas vindas e convidou o missionário Eliezer Martins para fazer a apresentação do Projeto Mês da Partilha previsto para ser realizado em novembro deste ano, bem como fazer a orientação sobre as sugestões de atividades a serem implementadas pelas paróquias no referido mês.
Antes de apresentar o Projeto, Eliezer lembrou que a ideia de se fazer um mês dedicado ao dízimo surgiu numa reunião da coordenação da EAPADI com Dom Alberto realizada em março deste ano. Na ocasião, o Arcebispo disse que gostaria que, em vez de uma semana missionária, fosse realizado o mês missionário do dízimo.  Pediu a Equipe que elaborasse um projeto a ser apresentado ao conselho episcopal e posteriormente ao clero arquidiocesano.
A equipe de formação elaborou o projeto e entregou ao Arcebispo no dia 02 de setembro. Dom Alberto pediu para o assessor da EAPADI, Côn. Djalma Lopes apresentar o projeto ao conselho episcopal. O conselho aprovou o projeto com a seguinte alteração: em vez de mês missionário do dízimo, este deveria ter o seguinte título: Mês da Partilha.
No dia 15 de setembro, Eliezer Martins apresentou o Projeto: Mês da Partilha aos vigários episcopais, párocos e vigários paroquiais na reunião do clero arquidiocesano.
Na ocasião, o Arcebispo de Belém, pediu para não se usar a expressão consagrar o dízimo, pois segundo o Arcebispo, a palavra consagrar, neste contexto, é fora de propósito. Devemos substituí-la por outras: “dar o dízimo, contribuir com o dízimo, devolver o dízimo.”
Após essas explicações, Eliezer apresentou o projeto e fez a orientação sobre as atividades.
Ao final da exposição, foi distribuída uma cópia para cada participante do encontro. E também cada articulador recebeu uma cópia. Objetivo é que os articuladores possam tirar xerox do projeto e distribuí-los a todas as paróquias de suas respectivas regiões episcopais.
O lanche foi partilhado pela região São João Batista.
Ao final do encontro, já no momento dos informes, o missionário Walcimar pediu mais participação das paróquias no Programa do Dízimo, que vai ao ar aos sábados de 16h às 17h, na Rádio Nazaré. Disse para os coordenadores ou membros das equipes de pastoral do dízimo mandarem informações das paróquias, pedidos de oração, oferecimentos de músicas via whatsApp da EAPADI. Todas as informações e oferecimentos enviados serão divulgados ao vivo no Programa.
Santana informou que a participação da EAPADI, na vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento, por ocasião da preparação para o círio 2016, será dia 06/10, de 16h às 18h, na Capela Bom Pastor, centro social de Nazaré. Também disse que será realizada uma reunião apenas com os missionários da EAPADI no dia 24/09, de 8h30 às 11h30, na sala 11 para tratar de vários assuntos, tais como: eleição da nova coordenação da EAPADI, assessoria da EAPADI nas regiões episcopais,  confraternização 2016, planejamento 2017.
O encontro foi encerrado com oração.
O próximo ENCONTRO será realizado no dia 15 de outubro, no horário de 8h30 às 11h30, na sala 11, no centro de pastoral da Arquidiocese.
Tema: Avaliação geral 2016 e inicio das discussões sobre o planejamento 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário