RECOMENDAÇÕES DA 5ª ASSEMBLEIA

             ARQUIDIOCESE DE BELÉM
EAPADI - Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo
RECOMENDAÇÕES DA 5ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DA PASTORAL DO DÍZIMO

APRESENTAÇÃO

Essas são as recomendações resultantes da quinta assembleia arquidiocesana da Pastoral do Dízimo, realizada em setembro de 2022. É importante ressaltar que, antes dessa assembleia, foram realizados seminários e miniassembleias nas regiões episcopais, com o objetivo de promover reflexões e debates sobre a realidade da Pastoral do Dízimo, envolvendo os coordenadores e membros das equipes paroquiais.

Como resultado deste trabalho preparatório, durante a quinta assembleia, foi apresentado um relatório com sugestões de ações para melhorar a situação encontrada. Essas sugestões foram aprovadas pela assembleia, porém algumas propostas precisavam ser reelaboradas.

Assim, os participantes da quinta assembleia aprovaram por unanimidade a criação de uma comissão, composta pelo assessor eclesiástico arquidiocesano, assessores eclesiásticos regionais, coordenador arquidiocesano, secretário executivo e articuladores das regiões episcopais, para efetuar a reelaboração das propostas e encaminhá-las para apreciação do Arcebispo.

Durante a reelaboração das propostas, a comissão decidiu transformá-las em recomendações, com o intuito de colaborar com a ação missionária do dízimo nas paróquias da Arquidiocese de Belém.

Esse processo de elaboração das recomendações ocupou a atenção da comissão em várias reuniões realizadas no período de outubro de 2022 a março de 2023. Por fim, o documento foi entregue ao Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, para apreciação, no dia 16 de maio de 2023, e também foi apresentado aos padres na reunião do clero realizada no dia 25 de maio de 2023.

Portanto, essas recomendações são frutos da realidade das paróquias, com a participação dos leigos, diáconos e padres, sob a orientação e aprovação do Arcebispo da Arquidiocese de Belém.

 

Belém, 27 de agosto de 2023.

25º aniversário da EAPADI – Equipe

Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo.

ü  RECOMENDAÇÕES AOS PÁROCOS / PARÓQUIAS

 

01) QUANTO A ACOLHIDA

 

01- PROPORCIONAR a equipe da Pastoral do Dízimo, junto com o secretário (a) paroquial e aos demais que fazem atendimento na paróquia, cursos e/ou palestras permanente, sobre relacionamento humano, atendimento ao público e acolhida, utilizando estratégias de comunicação moderna, entre elas, o marketing católico e as novas tecnologias.

02- FAZER avaliação periódica da equipe de acolhida (plantão), da secretaria paroquial e dos demais que prestam serviços na paróquia, quanto ao atendimento aos dizimistas e aos paroquianos em geral.

02) QUANTO A RENOVAÇÃO DA COORDENAÇÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO

03 - CONSCIENTIZAR para a formação de novas lideranças na Pastoral do Dízimo.

04 - FAZER a renovação da coordenação da Pastoral do Dízimo a cada dois anos, podendo ser reconduzida por mais dois anos.

Sugestão de modalidade: eleição, lista tríplice ou a critério do padre.

03) QUANTO A PRESTAÇÃO DE CONTA

05 - DIVULGAR mensalmente o dízimo paroquial a partir das dimensões: religiosa, missionária, eclesial e caritativa.

Sugestão: fazer prestação de conta detalhada ao Conselho de Pastoral e ao Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial.

04) QUANTO AO COMPROMISSO DOS AGENTES DO DÍZIMO COM A MISSÃO

06- PROPORCIONAR a equipe da Pastoral do Dízimo momentos de espiritualidade, tais como: Retiro Espiritual, Missa e vivencia sacramental para buscar a comunhão com Deus e com os irmãos de caminhada. E também momentos de lazer e descontração (ex. passeios, confraternizações, atividades lúdicas etc) para estreitar os laços de amizades entre os membros da equipe.

07- ESCLARECER aos paroquianos que o dízimo dos padres é destinado a Pastoral Presbiteral da Arquidiocese.

05) QUANTO AO ACÚMULO DE ATIVIDADES PASTORAIS      

08- PROMOVER a sensibilização para o engajamento de novos membros para a Pastoral do Dízimo.

06) QUANTO A FORMAÇÃO DOS AGENTES DE PASTORAL DO DÍZIMO   

09 - CAPACITAR outras pessoas para a missão, a fim de que estas também possam assumir determinadas funções na paróquia / Pastoral do Dízimo.

10- PROPORCIONAR formação contínua e específica a toda equipe do dízimo com o objetivo de alinhamento de ideias, superar resistências, eliminar dificuldades pessoais, promover o autoconhecimento, elaborar projetos em função da missão evangelizadora  para que se fortaleça o sentido de pertença à Igreja.

07) OUTRAS RECOMENDAÇÕES

11- ABORDAR o tema dízimo e suas dimensões nas missas em formato de agradecimento, especialmente nas missas dedicadas aos dizimistas.

12- INTEGRAR no Conselho Econômico da Paróquia o coordenador (a) da Pastoral do Dízimo.

13- INSERIR na formação dos catequistas o tema Dízimo.

14- INCENTIVAR a divulgação e conscientização do dízimo em outras pastorais, grupos e movimentos, principalmente na catequese e pastoral familiar,  tornando clara suas dimensões através da utilização de  métodos didáticos com conteúdo sólido, que desperte nos paroquianos o sentido de unidade e pertença, na perspectiva da Pastoral de Conjunto.

15 - REALIZAR regularmente a missa dos dizimistas, em nível paroquial, preferencialmente, no final de semana.

16- FAZER anualmente o recadastramento dos dizimistas para atualização dos dados paroquiais.

ü  RECOMENDAÇÕES A EAPADI / ASSESSORES

01 - CRIAR a Escola da nas paróquias das regiões episcopais, em parceria com a faculdade católica para formação dos leigos através de minicursos sobre assuntos relacionados ao dízimo, como: liderança, relações humanas, conselho econômico da Igreja, estudo bíblico enfatizando o dízimo, entre outros.

02 - PROMOVER formação sobre o dízimo por região e/ou paróquia envolvendo os vigários episcopais, párocos, diáconos, líderes de comunidades, coordenadores de pastorais, grupos e movimentos.

03 - DIALOGAR com o padre e com o Conselho Econômico Paroquial sobre a importância da transparência do valor arrecadado com o dízimo na paróquia.

04 - CRIAR uma página social (rede social) e fazer publicação de postagem, imagem, textos, passagens bíblicas, reflexões, tudo sobre o tema dízimo e suas dimensões, para que as paróquias possam repassar aos seus dizimistas, observando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

05 - CRIAR um manual de rotinas, orientando como a Pastoral do Dízimo poderia fazer as visitas e trabalhar com o “Dízimo Mirim” na Arquidiocese de Belém.

06 - PUBLICAR no Jornal “Voz de Nazaré” artigos sobre o tema dízimo.

07 - VEICULAR na programação da TV Nazaré o tema dízimo (entrevistas, reportagens, informações etc).

ü  RECOMENDAÇÕES AO ARCEBISPO

01 - ABORDAR o tema dízimo na reunião do clero durante o ano.

02 – ABORDAR o tema dízimo em seu Programa “A Voz do Pastor” na Rádio e TV.

 

Atualizado em, 18 de maio de 2023.                                          





>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
PROJETO

5ª Assembleia Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo


Dízimo: Educa para a Partilha e Fraternidade numa Igreja Sinodal


Projeto da V Assembleia Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo, elaborado pela coordenação da EAPADI, com a participação dos articuladores das regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém. 

I –JUSTIFICATIVA

A dificuldade em compreender o verdadeiro sentido do dízimo na Igreja ainda é um dos grandes desafios para a Pastoral do Dízimo.

Neste sentido precisamos avaliar a caminhada da Pastoral do Dízimo de nossa Igreja, realinhando-a à luz das Diretrizes da CNBB e do Documento 106. Para isso é necessário ouvirmos as forças vivas da Arquidiocese, para atualizar a Pastoral do Dízimo à luz dos novos desafios pastorais e das novas situações emergenciais presentes em nossa sociedade.

Esse projeto pretende provocar reflexões, debates, partilhas por meio de seminários e miniassembleias em volvendo os coordenadores e membros das equipes de Pastoral do Dízimo das Paróquias a fim de que na V Assembleia, juntos, possamos apresentar propostas de ação para a caminhada da Pastoral do Dízimo na Arquidiocese para os próximos (05) cinco anos.

 II - OBJETIVOS

-          Geral

Criar um espírito de compromisso e corresponsabilidade entre os missionários envolvidos na Pastoral do Dízimo da Arquidiocese, a fim de que estes possam assumir as responsabilidades com um novo ardor missionário, visando melhorar suas atuações pastorais na paróquia.

-          Específicos

- Verificar a realidade da Pastoral do Dízimo das paróquias da Arquidiocese de Belém (resistências, dificuldades, necessidades) por meio de pesquisa;

- Apresentara realidade da Pastoral do Dízimo;

- Discutir os problemas encontrados nas paróquias;

- Apontar sugestões para melhorar a realidade encontrada;

- Aprovar ações visando melhorar a realidade da Pastoral do Dízimo na Arquidiocese.

 III - PÚBLICO ALVO

- Arcebispo, assessores eclesiásticos, coordenação e missionários da EAPADI, articuladores das regiões episcopais;

-Um membro da equipe de Pastoral do Dízimo de cada paróquia da Arquidiocese indicado pelo pároco;

- Um representante de cada área missionária indicado pelo administrador e dois representantes da região das Ilhas Baixo Acara indicado pela coordenação das Ilhas.

IV – REALIZAÇÃO

Data: 10 de setembro de 2022

Hora: 8h às 12h

Local: Auditório Paulo Apóstolo (Centro Social de Nazaré).

V – INSCRIÇÃO

Período:junho até dia 15 de agosto.

Obs. A EAPADI irá encaminhar 01 ficha de inscrição para cada paróquia da Arquidiocese.

VI - INVESTIMENTO

R$ 30,00 (trinta reais) por participante.

Responsável pela inscrição: Secretário da EAPADI – Contato: 98133.8494 (zap)

 

MEIO PARA EFETUAR O PAGAMENTO:

- PIX 91 98133.8494 (Eliezer de Souza Martins)

Obs. Enviar uma cópia do PIX para o Zap: 98133.8494 (Eliezer Martins)

 

VII- CRONOGRAMA

Período de realização do Projeto: fevereiro a  setembro de 2022

ETAPAS DE REALIZAÇÃO

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

Elaboração do questionário de pesquisa.

X

 

 

 

 

 

 

 

I Seminário por região episcopal (sobre a compreensão do Dízimo com base no Doc 106).

 

X

 

 

 

 

 

 

Pesquisa sobre a realidade da Pastoral do Dízimo das Paróquias.

 

X

 

 

 

 

 

 

1ª Miniassembleia por região episcopal (apresentação da realidade da Pastoral do Dízimo das Paróquias).

 

 

X

 

 

 

 

 

2ª Miniassembleia por região episcopal (discussão sobre a realidade da Pastoral do dízimo das Paróquias).

 

 

 

X

 

 

 

 

Elaboração de relatório sobre a pesquisa, por região episcopal.

 

 

 

X

 

 

 

 

Entrega de relatório sobre a pesquisa à Secretaria da EAPADI, por região episcopal.

 

 

 

X

 

 

 

 

II Seminário por região episcopal (apresentação das propostas de ação das Paróquias).

 

 

 

 

X

 

 

 

Período de inscrição.

 

 

 

 

X

X

 

 

Entrega das propostas de ação à Secretaria da EAPADI, por região episcopal.

 

 

 

 

X

X

 

 

Espiritualidade por região episcopal (em preparação a V Assembleia).

 

 

 

 

 

 

X

 

Elaboração do relatório sobre a realidade da Pastoral do Dízimo na Arquidiocese com base nas informações das oito regiões episcopais.

 

 

 

 

 

X

X

 

Organização das propostas de ação da Pastoral do Dízimo com base nas informações das oito regiões episcopais.

 

 

 

 

 

X

X

 

Realização da V Assembleia.

 

 

 

 

 

 

 

X

Apresentação das propostas de ação, discussão e aprovação de ações visando melhorar a realidade da Pastoral do Dízimo no âmbito da Arquidiocese.

 

 

 

 

 

 

 

X

REFERÊNCIAS

DOCUMENTOS DA Nº 106 –O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas. São Paulo: Edições CNBB, 2016.

DOCUMENTOS DA Nº 100 – Comunidade de comunidades: uma nova paróquia – a conversão pastoral da paróquia. São Paulo: Paulinas, 2014.

PLANO DE PASTORAL DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM - 2017

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


RUMO À V ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL DO DÍZIMO 2022

Com o tema DÍZIMO: EDUCA PARA A PARTILHA E FRATERNIDADE NUMA IGREJA SINODAL, este ano a EAPADI vai realizar a V Assembleia Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo que tem como objetivo geral apresentar, discutir e aprovar propostas de ação para melhorar a atuação da Pastoral do Dízimo no âmbito da Arquidiocese de Belém.

Para alcançar este objetivo a EAPADI pretende realizar as seguintes ações:

- Março- Seminários envolvendo as oito regiões episcopais sobre o tema: A compreensão do Dízimo no Documento 106;

- Pesquisa por região episcopal para fazer o levantamento da realidade de cada paróquia;

- Abril – Miniassembleias por região episcopal para ouvir as paróquias e discutir a realidade / problemas / entraves;

- Maio- Continuação das Miniassembleias por região Episcopal;

- Junho – Seminários por região episcopal para definir propostas de ações a serem encaminhas à V Assembleia;

- Agosto – Espiritualidade / Pré-Assembleia por região episcopal para louvar e agradecer a Deus e assumir compromisso; e também apresentar os delegados da V Assembleia.

Público alvo dos Seminários e Miniassembleias: Coordenadores e membros das equipes de Pastoral do Dízimo das Paróquias da Arquidiocese.

Assessoria dos Seminários e mediação das Miniassembleias: Coordenação da EAPADI e articuladores.

Para realizar essas ações a EAPADI espera contar com o apoio dos padres, diáconos, religiosos e coordenadores de Pastoral do Dízimo das paróquias da Arquidiocese.

 

A Coordenação da EAPADI

 


Atualizado em, 10 de março de 2022.



Nenhum comentário:

Postar um comentário