MÊS DO DÍZIMO 2023


ANO DE 2023

Este ano o tema geral foi: DÍZIMO, UMA VOCAÇÃO A PARTILHA, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO NA IGREJA

ABERTURA OFICIAL foi realizada com a SANTA MISSA no dia 04 de novembroàs 18h30 na Igreja Matriz da Paróquia Santa Terezinha, Jurunas. O celebrante foi o Pe. André Teles (assessor arquidiocesano da Pastoral do Dízimo / EAPADI) e contou com a participação dos dizimistas, missionários do dízimo de diversas paróquias da Arquidiocese.

SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO

Como parte das ações do Mês do Dízimo da Arquidiocese de Belém, no dia 11 de novembro, de 9h às 12h, na Igreja/ Santuário Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro, aconteceu o Seminário arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, com a participação do Padre Paulo dos Santos e Padre André Teles, assessor da região São João Batista e assessor arquidiocesano da Pastoral do Dízimo/ EAPADI, respectivamente. Também participaram os articuladores das oito regiões episcopais e missionários da Pastoral do Dízimo das Paróquias da Arquidiocese, num total de 200 pessoas.

No primeiro momento, Padre Paulo dos Santos fez a apresentação do novo Plano de Pastoral da Arquidiocese. Em seguida, Padre André Teles, apresentou as Recomendações resultado da 5ª Assembleia do dízimo da Arquidiocese de Belém.

A EAPADI – Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo, agradece a Paróquia Santuário Nsa Sra do Perpétuo Socorro, através do seu Pároco, Padre Cleidivan Neres Brito pela acolhida e a Região Santa Cruz, através do missionário Carlos Eduardo (articulador da Região) pela ajuda na organização desse evento.

ATIVIDADES NAS PARÓQUIAS

Também como parte das ações do Mês do Dízimo, em novembro, foram realizadas missas de integração, palestras, visitas missionárias nas paróquias da Arquidiocese. Neste ano, a novidade foi a primeira caminhada do dízimo da região Episcopal São Vicente de Paulo saindo da Paróquia Nsa Senhora do Amparo até ao Santuário Sta Rita de Cássia, realizada no dia 25 de novembro que culminou com a Santa Missa celebrada pelo Pe. José Maria Ribeiro, assessor da Pastoral do Dízimo da referida região.

Também vale destacar a participação dos assessores eclesiásticos regionais: Pe. Paulo dos Santos (região São João Batista), Pe. José Maria Ribeiro (região São Vicente), Pe. Zeferino (Nossa Senhora do Ó), Diácono Vasconcelos (Coração Eucarístico), Diácono Fábio (Menino Deus), Cônego Silvio (Santa Maria Goretti) que  ministraram formações nas suas respectivas regiões Episcopais. Também destacamos a participação do assessor arquidiocesano, Pe. André Teles que esteve em quase todas as regiões episcopais ministrando formação sobre o documento 106 e sobre o tema geral do mês do dízimo. Além da participação dos assessores eclesiásticos, tivemos a atuação dos articuladores e dos missionários palestrantes da EAPADI que por meio de reflexões nas missas, encontros, reuniões esclareceram sobre o sentido do dízimo na Igreja.

Também vale destacar a participação do coordenador da EAPADI, missionário Antônio Carlos no Programa “Notícias Pastorais” e a participação do secretário da EAPADI, missionário Eliezer Martins no Programa “Janela Aberta” da TV Nazaré. Ambos levando esclarecimentos sobre o mês do dízimo.

Portanto, o Mês do Dízimo foi um momento de encontros, visitas, formações e celebrações.  Várias pessoas tiveram a oportunidade de entender melhor o sentido do dízimo na nossa Igreja.

Por isso, a EAPADI – Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo agradece todos os coordenadores e equipes de pastoral do dízimo pelo empenho na missão. Agradece também os diáconos, os padres pelo apoio e o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira pelas orientações.

VOCÊ SABIA!

Para onde vai o dízimo que o fiel contribui com a Igreja?

É aplicado nas quatro dimensões: religiosa, eclesial, missionária e caritativa. É importante saber que as dimensões estão relacionadas com a finalidade do dízimo que é evangelizar e sustentar a evangelização da Igreja.

Você dizimista que contribui com a Igreja por meio do dízimo, muito obrigado. E você que ainda não fez essa experiência, faça. Com certeza você não vai se arrepender.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
PROJETO - 2023

Com o tema DÍZIMO, UMA VOCAÇÃO À PARTILHA, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO NA IGREJA, neste mês de novembro está acontecendo em todas as paróquias da Arquidiocese de Belém o Projeto MÊS DO DÍZIMOEste é uma experiência é uma experiência de Partilha, Participação e Evangelização que começou em 2013, na Arquidiocese de Belém. Até 2015 era apenas uma semana, chamada de “Semana Missionária do Dízimo”. Em 2016 passou a ser chamado de “Mês da Partilha” e a partir de 2018, Mês do Dízimo. O projeto foi elaborado pela Equipe de Formação da EAPADI, com aprovação de Dom Alberto Taveira.  

Qual a justificativa do Mês do Dízimo? 

Sabemos que as comunidades / Paróquias / Arquidiocese enquanto instituição eclesial necessitam se auto sustentar. Sem recursos, como a Igreja vai cumprir sua missão evangelizadora? Segundo os bispos da Igreja Católica no Brasil, a principal fonte de sustentação da Igreja deve vir da contribuição mensal voluntária de seus membros, ou seja, do dízimo. Porém, este sistema, ainda hoje, enfrenta muitas resistências e dificuldades. Pois ainda têm católicos que nunca contribuíram com o dízimo e/ou deixaram de contribuir.

Quais os objetivos?

Despertar a consciência dos cristãos católicos para o sentido de pertença à Igreja; sensibilizar os fiéis católicos para o seu comprometimento com a sustentabilidade de sua Igreja, promovendo a caridade, priorizando a missão e zelando pelo culto divino.

Como entender o verdadeiro sentido do dízimo na Igreja?

Se você, fiel católico, ainda não compreendeu o verdadeiro sentido do dízimo na Igreja, a EAPADI sugere que você participe das celebrações e/ou encontros de formação da sua paróquia e/ou comunidade durante este Mês. Ou ainda, procure o padre ou um membro da equipe de Pastoral do Dízimo da sua paróquia para obter mais informações sobre esse assunto.

Contamos com você!

PROGRAMAÇÃO DA ARQUIDIOCESE / EAPADI

ABERTURA OFICIAL

SANTA MISSA

Data: 04 /11 / 23

Horário: às 18h30

Local: Igreja Matriz da Paróquia Santa Terezinha, Jurunas

Celebrante: Pe. André Teles (assessor arquidiocesano da Pastoral do Dízimo / EAPADI)

Público alvo: Missionários do dízimo, dizimistas e a comunidade em geral.

SEMINÁRIO

TEMA: O novo Plano de Pastoral da Arquidiocese e as Recomendações do dízimo

Data: 11 /11 / 23

Horário: 9h às 12h

Local: Igreja /Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro  (Av. Arthur Bernardes, 459 - Telégrafo, Belém)

Facilitadores: Pe. Paulo Felipe dos Santos (assessor da Região São João Batista) e Pe. André Teles (assessor arquidiocesano da Pastoral do Dízimo / EAPADI)

Público alvo: Coordenadores e membros das equipes de Pastoral do Dízimo da Arquidiocese.

DURANTE TODO O MÊS DE NOVEMBRO

De acordo com a realidade de cada paróquia e/ou comunidade, serão realizadas celebrações, formações, espiritualidades, visitas missionárias, dentre outros eventos na esperança de que o Mês do Dízimo ajude as pessoas de boa vontade a despertarem para a contribuição do dízimo na nossa Igreja de Belém.

ENCERRAMENTO

Fica a critério de cada Paróquia.

MATERIAL DE APOIO

REFERÊNCIA 

Texto básico


   FIM

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



CONFIRA UM POUCO DA CAMINHADA ATÉ CHEGARMOS AO MÊS DO DÍZIMO


SEMANA 
MISSIONÁRIA DA PASTORAL DO DÍZIMO - ANO 2015



PREPARAÇÃO DAS EQUIPES

Logo Marca

























3ª ETAPA



No dia 26/10, de 8h às 13h, no Centrão (Paróquia Sto. Antonio de Lisboa), foi realizada a 3ª ETAPA DE FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE PASTORAL DO DÍZIMO DA ARQUIDIOCESE, que contou com a participação de 89 (oitenta e nove) missionários (coordenadores e/ou representantes de pastoral do dízimo das paróquias e missionários da EAPADI). Participaram também o Padre Irineu (Vigário Episcopal da Região São João Batista) e Pe. Ednaldo (Pároco da Paróquia Sta. Teresinha – Tenoné).

O OBJETIVO deste evento é capacitar os integrantes das Equipes de Pastoral do Dízimo das paróquias, para a realização da 1ª SEMANA MISSIONÁRIA DA PASTORAL DO DÍZIMO, que acontecerá no período de 17 a 24 de novembro deste ano.



A seguir, o resumo da orientação e algumas fotos do evento:



TEMA: CONSTRUÍDO ARGUMENTOS E ESTRATÉGIAS PARA ENVOLVER A PARÓQUIA, A FIM DE BUSCAR NOVOS DIZIMISTAS E SENSIBILIZAR PARA A PARTILHA



ASSESSOR: Eliezer Martins

Continuação...

ENCONTROS
Data: 18 a 21/11 – (segunda a quinta)
Hora: 19:00 às 21:00
Local: Igreja Matriz e/ou comunidades
Responsabilidade: Pároco e Equipe do dízimo da paróquia.
Sugestão de temas:
-18/11 - 1º Tema: Dízimo, expressão de comunidade;
-19/11 - 2º Tema: Dízimo, um ato de Fé e Gratidão a Deus e Amor à Igreja;
-20/11 - 3º Tema: Dízimo, expressão de uma Igreja que se renova;
-21/11 - 4º Tema: Por que devo ser dizimista?
ü O que fazer para envolver os paroquianos?
Sugestão para a coordenação:
1º PASSO
ü Fazer reunião com todos os membros da equipe para definir:
1)  Estratégia de ação, a fim de envolver os paroquianos.
Exemplos de estratégias:
- Elaborar convites personalizados  as pastorais, grupos e movimentos;
- Visitar as pastorais, grupos, movimentos para fazer a divulgação e entregar os convites;
- Convidar nas missas;
-  Divulgar por meio de panfletos, cartazes, faixas...
2) Que pessoas serão convidadas para dinamizar o encontro.
Exemplo:
- Padre (fazer abertura do evento);
- Equipe de acolhida, grupo de canto;
- Dirigente, leitores.
3) O que se poderá oferecer ao paroquiano, no final de cada encontro?
Exemplo:
- brinde, sorteio de prêmios, lanche etc.
2º PASSO
ü Providenciar todos os recursos necessários:
- Local amplo e confortável;
- Material impresso ou xerox dos encontros;
- Caixa de som, microfones e outros, se houver necessidade, tais como: data show, notebook etc;
- Brindes e/ou prêmios para sorteio;
- Lanche.
Para refletir!
DIZ O DOCUMENTO Nº 08 DA CNBB, p. 85:
“O sistema do dízimo supõe conscientização, formação, educação da fé adulta e da corresponsabilidade, o que evidentemente é muito mais custoso.”
Coordenador (a): buscar novos dízimistas e sensibilizá-los para participação e partilha requer esforço e disponibilidade.
ESPIRITUALIDADE
Tema: Dízimo, desperta para a missão e educa para a fraternidade.
Data: 22/11 – (sexta-feira);
Hora: 19:00 às 21:00;
Local: Igreja Matriz;
Responsabilidade: Pároco e Equipe do dízimo da paróquia.
Sugestão para a coordenação:
1º PASSO
ü Fazer reunião com todos os membros da equipe para definir:
1) Que pessoas serão convidadas para dinamizar a Espiritualidade?
Exemplo:
- Padre (ser o dirigente da espiritualidade);
- Equipe de acolhida, grupo de canto;
- Comentarista, leitores.
2º PASSO
ü Providenciar todos os recursos necessários:
- Equipe de acolhida;
- Folheto, se houver necessidade;
- Grupo de canto;
- Comentarista;
- Leitores;
- Brindes.
VISITAS
Data: 23/11 – (sábado)
Hora: 8:00 às 13:00
Local: Igreja Matriz e/ou comunidades
Responsabilidade: Pároco e Equipe do dízimo da paróquia.
ü O Perfil da Equipe de Visita
Exemplo:
- Saber se colocar no lugar do outro;
- Saber ouvir;
- Ser uma pessoa discreta;
- Ser equilibrado emocionalmente;
- Conhecer as principais passagens bíblicas relacionadas ao dízimo;
- Ter poder de síntese.
ü Como fazer visita missionária por meio do Dízimo na Paróquia?
Sugestão para a coordenação:
1º PASSO
ü Fazer levantamento de quantas pessoas irão participar das visitas;
Obs. 1. O número de pessoas é diretamente proporcional ao número de famílias a serem visitadas.
         2. Sugere-se que as equipes de visita sejam formadas por 02 pessoas.
ü Fazer levantamento de quais e quantas famílias serão visitadas.
Exemplo:
Tipo de famílias (quais):
. Paroquianos que nunca consagraram o dízimo;
. Paroquianos que deixaram de consagrar o dízimo;
. Paroquianos que consagram muito pouco.
Número de famílias (quantas):
- Exemplo: 20 famílias.
ü Definir a área a ser visitada.
- Exemplo: Comunidades distantes da Igreja Matriz.
2º PASSO
ü Elaborar estratégias de visita.
Exemplo:
 Início:
- Hora: 8:00
- Local: capela ou Igreja Matriz;
. Fazer oração;
. Fazer orientação geral.
Método:
- Ao chegar à casa da família, após os cumprimentos e identificação, pedir permissão para fazer uma oração:
. 1º Invocação ao Espírito Santo;
. 2º Leitura de um texto bíblico;
. 3º Partilha;
. 4º Refrão de um canto;
. 5º Encerrar a oração com um Pai Nosso e Ave Maria;
. 6º Convite para participar da missa de encerramento da semana missionária.
.7º Agradecimento pela colhida, despedidas...
Tempo máximo para cada visita: 20 minutos
Número de pessoas em cada equipe: 02 pessoas.
Exemplos de textos que podem ser utilizados nas visitas:
- Jovem rico – Mt 19, 16-22;
- Oferta da viúva - Lc 21, 1 – 4;
- Zaqueu – 19, 1-10
- Fé e gratidão - Lc 17, 11-19;
- Partilha (At 2, 44-45; 4,34-35);
- Dar de acordo com o coração - 2º Cor. 9,6-8.
Exemplos de cantos que podem ser utilizados nas visitas
Canto 01 – FORÇA E VITÓRIA
- Todo joelho se dobrará / E toda língua proclamará / Que Jesus Cristo é o Senhor (2x)
Nada poderá me abalar / Nada poderá me derrotar /Pois minha força e vitória / Tem um nome / É Jesus.
Nada poderá me abalar / Nada poderá me derrotar / Pois minha força e vitória / É Jesus.
Canto 02 – TUDO EM COMUM
- Os cristãos tinham tudo em comum. / Dividiam seus bens com alegria. / Deus espera que os dons de cada um; se repartam com amor no dia a dia.
- Deus criou este mundo para todos, /quem tem mais é chamado a repartir com os outros, a instrução / e o progresso, fazer o irmão sorrir.
Canto 03 - NOITE TRAIÇOEIRAS
- Jesus está aqui neste momento. Sua presença é real em meu viver; Entregue sua vida, seus problemas. Fale com Deus, Ele vai ajudar você.
- Deus te trouxe aqui / Para aliviar os teus sofrimentos; É Ele o autor da fé, do princípio ao fim de todos teus tormentos.
- Refrão: E ainda se vier noites traiçoeiras, se a cruz pesada for Cristo estará contigo. O mundo pode até fazer você chorar, Mas Deus te quer sorrindo (2X).
Canto 04 – TEMPO DE SER IGREJA
- Agora é tempo de ser Igreja, caminhar juntos, participar.
- Somos povo escolhido e na fronte assinalado com o nome do senhor, que caminha a nosso lado.
Término das visitas:
- Hora: 13:00
- Local: Capela ou Igreja Matriz;
. Fazer oração;
. Lanche Partilhado;
. Socialização das experiências;
. Avisos, encerramento...
MISSA DE ENCERRAMENTO
Data: 24/11 – (domingo)
Hora: de acordo com a programação da paróquia
Local: Igreja Matriz
Responsabilidade: Pároco e Equipe do dízimo da paróquia.
Sugestão para a equipe:
Obs. A mesma sugestão da missa de abertura.
=FIM=




































Em nome da EAPADI agradecemos todas as Paróquias e as  Equipes de Trabalho que ajudaram realizar esse momento de preparação que aconteceu nos dias 31/08, 28/09 e 26/10 e também agradecemos todos que participaram da formação e orientações.

Boa missão a todos!

Abraço! Eliezer Martins


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

SEMANA MISSIONÁRIA DA PASTORAL DO DÍZIMO

PREPARAÇÃO DAS EQUIPES

2ª ETAPA

No dia 28/09, de 8h às 12h, no Centrão (Paróquia Sto. Antonio de Lisboa), foi realizada a 2ª ETAPA DE FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE PASTORAL DO DÍZIMO DA ARQUIDIOCESE, que contou com a participação de noventa missionários (coordenadores e/ou representantes de pastoral do dízimo das paróquias e missionários da EAPADI).
O OBJETIVO deste evento é capacitar os integrantes das Equipes de Pastoral do Dízimo das paróquias, para a realização da 1ª SEMANA MISSIONÁRIA DA PASTORAL DO DÍZIMO, que acontecerá no período de 17 a 24 de novembro deste ano.

A seguir, o resumo da orientação e algumas fotos do evento:


TEMA: CONSTRUÍDO ARGUMENTOS E ESTRATÉGIAS PARA ENVOLVER A PARÓQUIA, A FIM DE BUSCAR NOVOS DIZIMISTAS E SENSIBILIZAR PARA A PARTILHA

ASSESSOR: Eliezer Martins

v ENTENDENDO A SEMANA MISSIONÁRIA


I – JUSTIFICATIVA

A Semana Missionária da Pastoral do Dízimo visa buscar novos dizimistas e sensibilizar para a partilha, pois se observa que:
1º) A maioria dos paroquianos (envolvidos em outras pastorais,grupos, movimentos) ainda não é dizimista;
2º) Vários dizimistas deixaram de consagrar o dízimo;
3º) Existem dizimistas que estão  há muitos anos consagrando apenas um determinado valor, mas sabe-se que este tem condições de dar mais.
Diante desse quadro, constata-se que:  
- Na Paróquia que há católicos que nunca consagraram e/ou deixaram de consagrar e/ou consagram muito pouco, o dízimo está FRACO, por isso a Semana Missionária da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Belém tem como:

II – OBJETIVO GERAL
. Fortalecer o trabalho da Pastoral do Dízimo, a fim de que os cristãos católicos possam se tornar cada vez mais corresponsáveis pela vida da Igreja.

II – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover celebrações, envolvendo todos os paroquianos;
- Realizar encontros, a fim de refletir sobre diversos temas relacionados com o dízimo;
- Promover espiritualidade do dízimo;
- Fazer visitas as casas dos dizimistas e/ou não dizimistas.

III – METAS  
- Alcançar a média 40 pessoas por encontro em cada paróquia;
- Visitar pelo menos 20 famílias;
- Aumentar a arrecadação do dízimo nas paróquias em pelos menos 10%.

IV - PÚBLICO ALVO
. Dizimistas (aprofundar);
. Não dizimistas (ampliar).

v ORGANIZANDO A SEMANA MISSIONÁRIA
O coordenador (a) da equipe paroquial deve se perguntar:
- 1º Com quem eu posso contar para realizar as tarefas?
- 2º Quem irei convidar para me ajudar?
- 3º Tenho tempo disponível?

Sugestão para a coordenação da equipe de pastoral do dízimo das paróquias:

1º PASSO
Reunir com o pároco para socializar as orientações da EAPADI, a fim de organizar a Semana Missionária paroquial.

2º PASSO
Convidar e envolver na organização da Semana Missionária representantes de outras pastorais, grupos e movimentos da paróquia.

PARA REFLETIR!
"Conte-me alguma coisa e eu esqueço. Mostre-me alguma coisa e eu apenas me lembro. Envolva-me em alguma coisa e eu aprendo." – Anônimo
Se você quer que alguém entenda o que é o dízimo, envolva-o nas ações da pastoral do dízimo.

3º PASSO
Elaborar um roteiro geral (folder) das ações que serão realizadas durante a Semana.
Obs. Esse material deverá conter a mensagem do pároco.

4º PASSO
Fazer a divulgação da Semana nas missas, encontros, reuniões e em outros veículos de comunicação paroquial.

MISSA DE ABERTURA:
Data: 17/11 – (domingo)
Hora: de acordo com a programação da paróquia
Local: Igreja Matriz
Responsabilidade: Pároco e Equipe do dízimo da paróquia.

1º PASSO
Fazer reunião com todos os membros da equipe para definir:
1º) Que parte (s) da missa  se dará mais ênfase?
- Exemplo: Procissão de entrada, Ofertório, Ação de graças...

2º) Que símbolos relacionados ao dízimo serão utilizados?
- Exemplo: Camisa do dízimo, coração, documento 08...

3º) Que pessoas (comentarista,leitores,grupo de canto etc) serão convidadas para dinamizar a Celebração?
- Exemplo: coordenadores de outras pastorais, grupos, movimentos, dizimistas...

4º) O que se poderá dar de lembrança ao paroquiano, ao final da missa?
- Exemplo: mensagem, coração partilhado etc.

Além dos itens acima mencionados a equipe não deve se esquecer de:
1º) Estar em sintonia com a equipe de liturgia da paróquia e com o pároco;
2º) Conversar com antecedência com o celebrante sobre o que irá ocorrer na Missa;
3º) Estar de acordo com o tempo litúrgico e/ou momento festivo da Igreja.



Sugestão para a equipe:

2º PASSO
Providenciar todos os recursos necessários:
- Equipe de acolhida;
- Canto;
- Folheto litúrgico, se houver necessidade;
- Grupo de canto;
- Comentarista;
- Leitores;
- Brindes.
Continua a orientação no dia 26/10....
Local: Centrão
Hora: 08 às 12h
Público alvo: Equipes de pastoral do dízimo das paróquias

Contamos com a sua presença!

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

ATIVIDADE PARA CASA

CADA PARÓQUIA DEVERÁ:
1) Fazer levantamento de quais e quantas famílias serão visitadas;
2) Elaborar estratégias de visitas.
Exemplo:
. Início: oração (capela ou Igreja Matriz etc);
.Método: leitura de um texto bíblico, partilha, refrão de canto, oração e convite para participar da missa de encerramento da semana.
. Tempo máximo: 20 minutos
. Equipe: 02 pessoas (meta: visitar 06 casas);
. Término: partilha / oração (capela ou Igreja Matriz etc).
3) Fazer apresentação no próximo encontro: 26/10.
. Tempo p/ cada apresentação: 03 minutos

Bom trabalho a todos!








 

 

PREPARAÇÃO DAS EQUIPES / SEMANA MISSIONÁRIA DA PASTORAL DO DÍZIMO

1ª ETAPA

No dia 31/08, de 8h às 12h, na Comunidade N. Sra. das Graças (Paróquia da Natividade), foi realizada a 1ª ETAPA DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE PASTORAL DO DÍZIMO DA ARQUIDIOCESE, que contou com a participação de oitenta e dois missionários (coordenadores e/ou representantes de pastoral do dízimo das paróquias e missionários da EAPADI).
O OBJETIVO deste evento é capacitar os integrantes das Equipes de Pastoral do Dízimo das paróquias, para a realização da 1ª SEMANA MISSIONÁRIA DA PASTORAL DO DÍZIMO, que acontecerá no período de 17 a 24 de novembro deste ano.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TRABALHADO

- Dízimo:

. Antigo Testamento;

. Novo Testamento.



ASSESSOR: Eliezer Martins



A seguir, confira algumas fotos do evento:























ATENÇÃO!

2ª ETAPA - FORMAÇÃO PARA A SEMANA MISSIONÁRIA DA PASTORAL DO DÍZIMO

Data: 28/09 (sábado)
Hora: 8h às 12h
Local: Centão (Paróquia Sto. Antonio de Lisboa) - Endereço: Rua São Miguel, nº 943,  entre Pe. Eutiquio e Dr. Moares. Obs. Fica bem na esquina da Dr. Moares - Bairro: Batista Campos - fone: 3222.0097

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!


CONFIRA ABAIXO
TODA A PROGRAMAÇÃO


1ª SEMANA MISSIONÁRIA DA PASTORAL DO DÍZIMO 
DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM

TEMA: DIZIMO, um ato de Fé e Gratidão a Deus e Amor à Igreja

A 1ª Semana Missionária do Dízimo é um evento que pretende envolver todas as paróquias da Arquidiocese de Belém, por meio de Celebrações, Encontros, Espiritualidade e Visitas. Para isso, sugerimos os seguintes passos:

1º PASSO
ü PREPARAÇÃO DAS EQUIPES
Em nível de Arquidiocese
Tem como objetivo envolver todos os integrantes das Equipes de Pastoral do Dízimo das paróquias da Arquidiocese por meio de seminários / oficinas, a fim de fazer formação e orientação sobre a Semana Missionária do Dízimo, a saber:
-Seminário sobre fundamentações e dimensões do dízimo.
Data: 31/08 (Sábado)
Hora: 8:00 às 12:00
Local: Comunidade N. Sra das Graças (Paróquia da Natividade)
Responsabilidade: EAPADI.

- Oficina para fazer orientação sobre os encontros e espiritualidade
Data: 28/09 (Sábado)
Hora: 8:00 às 12:00
Local: Centrão (Paróquia Sto. Antonio de Lisboa) - Endereço: Rua São Miguel, nº 943,  entre Pe. Eutiquio e Dr. Moares. Obs. Fica bem na esquina da Dr. Moares - Bairro: Cremação - fone: 3222.0097
Responsabilidade: EAPADI.

- Oficina para fazer orientação sobre as visitas e as celebrações
Data: 26/10 (Sábado)
Hora: 8:00 às 12:00
Local: Centrão (Paróquia Sto. Antonio de Lisboa)  - Endereço: Rua São Miguel, nº 943,  entre Pe. Eutiquio e Dr. Moares. Obs. Fica bem na esquina da Dr. Moares - Bairro: Cremação - fone: 3222.0097
Responsabilidade: EAPADI.

2º PASSO
ü SEMANA MISSIONÁRIA
Em nível paroquial,
Período: 17 a 24/11
A partir das formações e orientações feitas pela EAPADI, cada Paróquia vai organizar e executar sua Semana Missionária do Dízimo. Como? Envolvendo todos os paroquianos por meio de celebrações, encontros, espiritualidade e visitas, a saber:
- Missa de abertura
Data: 17/11 – (domingo)
Hora: de acordo com a programação da paróquia
Local: Igreja Matriz
Responsabilidade: Pároco e Equipe do dízimo da paróquia.


- Encontros
Data: 18 a 21/11 – (segunda a quinta)
Hora: 19:00 às 21:00
Local: Igreja Matriz e/ou comunidades
Responsabilidade: Pároco e Equipe do dízimo da paróquia.
·        Sugestão de temas:
18/11 - 1º Tema: Dízimo, expressão de comunidade;
19/11 - 2º Tema: Dízimo um ato de fé e gratidão a Deus e Amor à Igreja
20/11 - 3º Tema: Dízimo, expressão de uma Igreja que se renova
21/11 - 4º Tema: Por que devo ser dizimista?

- Espiritualidade
Tema: Dízimo, desperta para a missão e educa para a fraternidade
Data: 22/11 – (sexta- feira)
Hora: 19:00 às 21:00
Local: Igreja Matriz e/ou comunidades
Responsabilidade: Pároco e Equipe do dízimo da paróquia.

- Visitas
Data: 23/11 – (sábado)
Hora: 8:00 às 13:00
Local: Igreja Matriz e comunidades
Obs. Envolver todas as outras pastorais, grupos, movimentos nas visitas, ou seja, todos aqueles que participaram dos encontros do dia 18 a 21/11
Responsabilidade: Pároco e Equipe do dízimo da paróquia.

- Missa de Encerramento
Data: 24/11 – (domingo)
Hora: de acordo com a programação da paróquia
Local: Igreja Matriz e/ou comunidades
Responsabilidade: Pároco e Equipe do dízimo da paróquia.

3º PASSO
AVALIAÇÃO
Tem como objetivo verificar os pontos fortes e fracos da Semana Missionária, dar sugestões, verificar a possibilidade de inserir a Semana no calendário paroquial etc.
Data / hora / local: a combinar, ou seja, de acordo com a programação da paróquia
Responsabilidade: Pároco e Equipe do dízimo da Paróquia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário